Meditação: o que é e quais seus benefícios?

A meditação, uma técnica milenar que ajuda a disciplinar e acalmar a mente, possui uma ampla lista de benefícios. Quem pratica meditação relata que a técnica propicia conforto emocional e aumento da capacidade de concentração. Além disso, é um exercício super indicado para nos ajudar a lidar com as nossas emoções.

Se você já pensou em praticar meditação, mas desistiu por falta de informações, nesse texto você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e passar a usufruir dessa técnica maravilhosa que é capaz de mudar vidas. Confira!

O que é meditação?

É bastante comum achar que a meditação é simplesmente não pensar em nada. Mas, não é bem assim. Não pensar em nada pode ser muito difícil, pois a natureza da nossa mente é estar pensar constantemente e em um ritmo acelerado. Por esse motivo, é complicado “desacelerar” os pensamentos e colocar em prática a meditação. A meditação, não se trata de pensar em nada, na verdade, para começar a praticar meditação, você deve manter a mente calma para ter um intervalo maior entre um pensamento e outro.

A palavra meditação vem do latim “meditare”, que significa voltar-se para o centro e desligar-se do mundo externo. Ou seja, meditação é a concentração da mente, é deixar tudo o que está nos preocupando no momento de lado e viver o presente. Viver o aqui e o agora! Meditar é se concentrar, é conseguir olhar para dentro de si no silêncio. Para atingir esse objetivo, você pode focar a mente em um único objeto, como a própria respiração ou um mantra, por exemplo.

A meditação também consiste em se conectar com o campo da energia, inteligência e consciência. Trabalhando o desenvolvimento de qualidade mental, como energia, concentração, plena atenção e bondade.

Para isso, existem vários tipos de meditação, essas podem ser vistas de formas diferentes de acordo com filosofias de vida e perspectivas. Há uma grande variação nos tipos de práticas meditativas, porém todas mantêm os princípios básicos da meditação que são: acalmar (silenciar) a mente, reflexão, relaxamento e contemplação.

Todos podem meditar?

Há muitas pessoas que acreditam que meditar não é para todos e que apenas os monges conseguem realizar a prática da meditação de forma plena. No entanto isso não é verdade!

Qualquer pessoa pode meditar, você pode, as pessoas da sua família podem, até as crianças podem praticar meditação. Existem técnicas para todos os tipos de perfis: dá para meditar de olho aberto, vendo uma imagem bonita, entoando mantras ou simplesmente em silêncio, num lugar calmo, assim, todos podem usufruir da meditação como achar melhor.

Quais as principais técnicas para meditação?

Há diversas técnicas que podem ajudar a conduzir a mente à tranqüilidade. Confira as principais:

  • Corpo São: É uma das técnicas mais comuns e simples de fazer. Basta se concentrar na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo, sentando-se na chamada posição de índio (ou posição de lótus), com a coluna reta e as pernas cruzadas. Após isso, já com os olhos fechados deve-se manter o foco no fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

Essa técnica é aplicada no budismo japonês. Para o budismo, se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando. É a saída do excesso de peso, possibilitando um estado de serenidade. A prática hinduísta do tantrismo se concentram nas pulsações e o taoísmo, baseado na filosofia chinesa, nos batimentos cardíacos.

  • Cristã e bhakti-ioga: resgatada pelo monge beneditino inglês John Main (1926-1982), esta meditação está baseada na repetição de um mantra (sons). Os principais focos são as divindades, orações ou textos sagrados. Para praticar essa meditação deve-se sentar-se com as costas retas em um lugar tranquilo, duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite, fechando os olhos e repetindo o mantra Maranatha, que em aramaico significa “Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus”.
  • Transcendental: essa técnica não requer concentração ou contemplação. É baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado.
  • Zen-budista: uma das técnicas dessa corrente do budismo é a meditação andando do monge Thich Nhât Hanh. Ao caminhar, o praticante deve contar os passos e os sincronizar com a sua respiração.
  • Dinâmica: essa técnica foi criada, especialmente para os ocidentais, pelo líder espiritual Mohan Chandra Rajneesh, o Osho. A técnica mistura elementos de várias culturas, como músicas, danças e movimentos para se conectar com o presente, com o aqui e o agora.
  • Raja yoga: o foco dessa meditação é a reflexão. Sentados em uma posição confortável e de olhos abertos, os praticantes devem mentalizar pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.
  • Concentração: nessa técnica os praticantes devem buscar se concentrar em um desses seguintes aspectos: mantras (sons), formas geométricas ou cores, fazendo com que os pensamentos e emoções se direcionem à eles. É bastante comum nas práticas hinduístas e budistas.

7 aplicativos populares para meditação

Esses aplicativos oferecem uma variedade de meditações guiadas, músicas relaxantes, e ferramentas para ajudar na prática da meditação e no aprimoramento do bem-estar mental.

Insight Timer – Oferece milhares de meditações guiadas gratuitas, música para meditação, e palestras de professores de todo o mundo.

Calm – Conhecido por suas meditações guiadas, histórias de dormir, e músicas relaxantes para ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade.

Headspace – Oferece uma grande variedade de meditações guiadas focadas em temas como estresse, ansiedade, e sono.

10% Happier – Um aplicativo de meditação projetado para pessoas céticas, oferecendo meditações guiadas simples e práticas de mindfulness.

Smiling Mind – Um aplicativo de mindfulness gratuito desenvolvido por psicólogos e educadores, focado em práticas de meditação para todas as idades.

Buddhify – Oferece meditações guiadas para usar em várias partes do seu dia, como no trabalho, ao acordar ou antes de dormir.

Sattva – Inspirado em práticas védicas e yogic, oferece meditações guiadas, mantras, e música, com ferramentas de monitoramento do progresso.

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento