O que é vômito de baleia e por que é tão valioso?

Como algo que ganhou o nome de vômito pode ser tão valioso? Esta é a dúvida de muitas pessoas que ouvem falar no chamado vômito de baleia, material produzido pelo organismo desses cetáceos e que impressiona pelo valor, que chega a milhões de reais. Mas, afinal, o que é de fato o vômito da baleia e por que é tão valioso? Confira abaixo!

O que é o vômito da baleia?

Popular pelo termo vômito de baleia, estamos falando, na verdade, do chamado âmbar-cinzento ou âmbar-gris, dependendo da cor da substância. Ele se forma naturalmente no sistema gastrointestinal das baleias cachalotes e é importante, inclusive, para a saúde delas.

Isso porque as cachalotes se alimentam principalmente de lulas, animais que têm o corpo facilmente digerido, mas que contam com bicos rígidos e de difícil digestão para as baleias. É aí que entra o tal âmbar, uma espécie de cera produzida pelo organismo que envolve esses resíduos de alimentos, facilitando a passagem deles pelo sistema gastrointestinal e evitando ferimentos.

Ao fim de todo o processo, essa “bolota” formada pela cera e pelos resíduos é expelida – ainda há algumas divergências se isso ocorre pelas fezes ou, de fato, como vômito. Fato é que é em contato com o ar e a luz, em alto mar, que esse resíduo ganha seu valor.

Por que o vômito de baleia é valioso?

Conhecido há alguns séculos como ouro flutuante, o âmbar-gris foi muito usado por povos antigos em rituais e cerimônias, pois acreditava-se que tinha poderes curativos e até mesmo afrodisíacos. Porém, foi na perfumaria que ele se destacou e recebeu o estrondoso valor financeiro.

Especialistas em fragrâncias apontam que, em contato com o ar e a luz, essa substância ganha notas únicas, que ainda não são totalmente substituídas por substâncias sintéticas. A questão é que, por ser fabricado apenas pelas cachalotes, e a caça desses animais para extração do material ser proibida há anos, o âmbar acabou se tornando um artigo raro e extremamente valioso.

Em 2021, por exemplo, um pescador da Tailândia encontrou o “vômito de baleia” em uma pedra com 30 kg, avaliado em R$ 7 milhões. Dá para mudar de vida com a descoberta, não é?

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.