Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. O país está entre os mais procurados por brasileiros que querem morar na Europa. Apesar do Brasil ser um país lindo, muitas pessoas buscam em Portugal melhores condições de vida e de trabalho.
Seja por causa da proximidade dos idiomas, seja pela maior facilidade em se conseguir permanência legal no país, muita gente tem se interessado pelo assunto. Mas, será que morar em Portugal é mesmo tão simples quanto parece ser? Alugar uma moradia é mais fácil para brasileiros? O custo de vida e o salário médio do país justificam deixar de morar em seu país? Tire essas e outras dúvidas no nosso post de hoje.
O que é necessário para morar em Portugal?
Apesar de Portugal ter algumas facilidades na hora de receber brasileiros, existem algumas burocracias no processo de mudança. Documentos como vistos, passaporte, seguro saúde e outras documentações são fundamentais e devem ser providenciados ainda no Brasil.
Portanto, após tomar a decisão de mudar para Portugal, o primeiro passo é também um dos mais importantes: conseguir um visto adequado (caso não tenha cidadania de nenhum país europeu). Caso a pessoa já possua a cidadania portuguesa (ou de outro país da União Europeia), não será necessário nenhum visto para morar na Europa. Os tipos de visto mais comuns são:
- Visto de Estudo;
- Visto de Trabalho;
- Visto de Empreendedor;
- Visto para Startup;
- Visto de Rendas Próprias (aposentados, por exemplo);
- Golden Visa (compra de imóvel).
Também é necessário ter planejamento, principalmente financeiro e acima de tudo, ter um propósito ou motivo para morar em Portugal. Portanto, logo depois de dar entrada no visto e de ter uma previsão se ele vai ser aceito e de quando isso pode ocorrer, o ideal é estabelecer uma data para a mudança. Isso facilita bastante todo o planejamento da viagem.
Nessa etapa deve-se observar as condições atuais e de quanto tempo será necessário para que toda a mudança esteja organizada. De um a três anos costuma ser o tempo ideal para que sejam tomadas todas as providências necessárias para deixar o Brasil.
Para não se perder no planejamento, é indicado que seja estipulado um cronograma de metas. Nesse planejamento, deve-se marcar o prazo para tirar o passaporte até determinado mês, para arrumar um emprego até determinada data, para conseguir moradia e assim por diante.
Quanto custa morar em Portugal?
Sem dúvida o custo de vida em Portugal é um dos itens que deve ser considerado antes de mudar para Portugal. O custo de vida vai depender da cidade escolhida para viver e do seu estilo de vida. Mas, para deixar o Brasil rumo à Portugal é preciso muito mais que apenas arrumar um emprego. É necessário ter uma boa reserva financeira para devido a uma série de razões.Veja abaixo algumas delas:
- É necessário um bom dinheiro para pagar vários documentos assim que chegar em Portugal;
- Para alugar uma casa, será preciso pagar adiantado uma parte considerável do período negociado;
- Um dinheiro reserva para a saúde e imprevistos do tipo;
- Para o transporte no país;
- É preciso ter reserva para qualquer emergência, especialmente se estiver sozinho ou não contar com muitas pessoas em quem confiar.
Como é o mercado de trabalho em Portugal?
Conseguir um emprego em Portugal pode ser uma das partes mais difíceis para quem tem planos de se mudar. É necessário fazer muita pesquisa e muita paciência para não desistir no meio do caminho. Isso porque, como existe um número grande de trabalhadores em situação irregular, tem sido cada vez mais complicado conseguir um contrato de trabalho para então solicitar o visto ou autorização de residência. Embora esse seja o caminho correto a ser percorrido.
Esse é um dos pontos essenciais para a maior parte das pessoas, que se mudam em busca de um trabalho para poder viver com mais qualidade. Atualmente, Portugal está pouco a pouco se recuperando da crise e já começam a aparecer mais oportunidades de trabalho (principalmente para mão de obra qualificada), mas o ideal é se mudar com um emprego já garantido.
Isso por que em média o tempo para conseguir um emprego em Portugal é superior a 3 meses. Além disso, fazem mais entrevistas do que no Brasil e o período de decisão das empresas é maior.
Quais as melhores cidades para morar?
Selecionar as melhores cidades para morar em Portugal (ou em qualquer outro país) é bastante complicado, pois tudo vai depender do estilo de vida da pessoa. Mas, não é muito difícil encontrar lugares em Portugal com um custo de vida razoável e que seja agradável de se viver.
O recomendado é conversar com pessoas que já vivem por lá para ter dicas de locais bons, baratos e próximos aos transportes públicos. Com relação à escolha da cidade, geralmente, os brasileiros procuram as cidades de Portugal mais populosas para morar. De acordo com o Census 2011, as localidades mais procuradas por brasileiros quando o assunto é morar em Portugal são:
- Lisboa: 547.733 habitantes/ extensão: 100,05 km²
- Sintra: 337.835 habitantes/ extensão: 319,23 km²
- Vila Nova de Gaia: 302.295 habitantes/ extensão: 168,7 km²
- Porto: 237.591 habitantes/ extensão: 41,42 km²
- Cascais: 206.479 habitantes/ extensão: 97,40 km²
Já em relação ao aluguel, existem preços para todos os tipos de orçamento. O problema é que nem todos os proprietários são simpáticos e costumam dificultar bastante a aprovação de contratos com brasileiros. Além disso, é preciso ter muita atenção nessa parte, já que o pagamento costuma ser adiantado: de 6 meses a 1 ano de pagamento ao fechar o contrato de locação.
Quando comprar as passagens?
Após tudo estar devidamente organizado, é chegado o momento de comprar as passagens. É indicado fazer a reserva de três à quatro meses antes, assim, é possível poupar um bom dinheiro nos bilhetes aéreos. Outro ponto é saber qual a melhor época para a viagem, os meses entre junho e setembro, por exemplo, não são os mais indicados, já que são considerados meses de alta no turismo da região.