Com certeza você já viu o meme da Chloe. A imagem da garotinha desconfiada e com cara de que não gostou nada de alguma coisa ganhou a internet em 2013 e se tornou uma das mais famosas do mundo.
Chloe ficou famosa, mas você conhece a história por trás do meme? A foto capturada num momento em família ganhou o mundo, especialmente o Brasil, onde ela até hoje é reconhecida como uma espécie de deusa da internet.
Leia mais no Viralizou:
- 10 passos para se tornar um influenciador digital
- Trend dos 15 minutos: a perigosa Teoria do Aeroporto que viralizou no TikTok
- Como comprar os minidummies, sucesso no BBB 25
- Conheça Wesley Teixeira, que te salva de golpes nas redes sociais
Quando Chloe se tornou famosa
Tudo começou em setembro de 2023, quando a mãe de Chloe, Katie, filma o momento em que avisa as duas filhas que naquele dia elas não iriam para a escola, e sim para um parque da Disney. Lily, a mais velha, chora copiosamente ao receber a notícia, mas do seu lado está a pequena Chloe, à época com apenas dois anos, reagindo de uma forma… bom, você sabe porque você já viu por aí.
A mãe postou o vídeo no canal do Youtube da família e até abril de 2025, 12 anos depois, tem mais de 24 milhões de visualizações. A expressão de desconfiança de Chloe foi printada pelos internautas, que a chamaram de “side-eyeing Chloe” ou “Chloe olhando de canto”. O resto é história, ou melhor: meme.
“Eu abri o Tumblr e havia apenas páginas e mais páginas do rosto de Chloe”, lembrou a mãe à BBC em 2021. A família humilde resolveu capitalizar com o sucesso da menina. O pai dela acabara de perder o emprego e a fama de Chloe se tornou uma oportunidade para, nas palavras da mãe, pagar as contas e guardar dinheiro para a faculdade das irmãs.
Segundo Katie, o meme foi suficiente para manter a família por cerca de uma década desde então. As marcas se interessaram por ela, além de programas de TV e outras oportunidades surgiram, tudo por conta de uma expressão genuína, com o traço forte dos dentinhos salientes comuns em crianças dessa idade.
“Dez anos atrás, éramos muito pobres. Isso aconteceu com a gente e ficamos [pensando]: “quê?”. Podemos pagar as contas. Podemos melhorar nosso pequeno apartamento para nós quatro. Eram problemas reais”, relembra a mãe.
Chloe já esteve no Brasil
O Google se interessou pelo sucesso internacional de Chloe e pagou viagens para ela e a família ao Brasil. Numa delas participou de programa de auditório em 2014 e também ganhou uma torre de coxinhas.
“Ela é tão famosa no Brasil. Não sei por que ou como. Era uma loucura, ela tinha outdoors por toda a cidade de São Paulo”, relembra a mãe, que chegou a compará-la a uma espécie de Beatles em nosso país, em uma entrevista recente à revista People.
Em post no Instagram Chloe fala: “Oi Brasil, estamos com saudades. Obrigado por serem os melhores fãs de todos os tempos”.
NFTs renderam mais alguns dólares
De acordo com o Uol, em 2021 um NFT da Chloe foi leiloado por U$ 73,9 mil. A ideia de leiloar a imagem no sistema de token foi, mais uma vez, da mãe de Chloe, Katie. Ela conta que aprendeu sobre a novidade na época e achou a oportunidade óbvia para negociar.
A mãe das meninas, no entanto, se sente culpada por tudo que aconteceu a partir daquele vídeo. Ela mesma lembra que criou uma conta no Tumblr à época e postava os memes da filha ao lado de celebridades fictícias. No entanto, de quatro anos para cá elas pararam de produzir conteúdos regularmente e apenas postagens normais do dia a dia da família vai ao ar no Youtube e Instagram.
Ainda para a People, a mãe justificou que a fama se tornou demais para as crianças e que não havia mais ninguém se beneficiando daquilo. Por isso o entusiasmo das irmãs em gravar foi diminuindo.
- Clique aqui e assista ao vídeo que deixou Chloe famosa.
- Você pode segui-la no Instagram aqui