O país mais feliz do mundo é a Finlândia. Nos últimos seis anos o país esteve sempre em primeiro lugar nos rankings gerais de felicidade. E a explicação para este estado de bem-estar das pessoas pode ter relação com as famosas saunas do país, segundo uma matéria do The Guardian.
São mais de três milhões de saunas espalhadas pela Finlândia. Lá, elas são mais que um lugar para relaxamento. As saunas fazem parte da cultura e do estilo de vida dos finlandeses.
Enquanto na maioria dos outros países do mundo, a sauna é vista como luxo, na Finlândia ela faz parte da rotina diária dos moradores. É comum ter uma sauna em casa. Não são raros os relatos de pessoas que nasceram em saunas, mostrando como é algo comum por lá.
Um destes espaços famosos no país é a sauna Rajaportti, que fica em Tampere. Fundada em 1906, não é apenas um local de banho. Hoje em dia ela funciona como lugar terapêutico. Lá as pessoas vão para conversar, socializar e o espaço conta até com uma creche, para que os pais possam aproveitar a sauna livremente.

Um dos conceitos das saunas finlandesas é o “löyly” (pronuncia-se low-lu), uma palavra que se traduz literalmente como vapor ou calor. Mas é mais do que isso, o “löyly” é uma mistura de temperatura certa, aromas e intensidade, algo como um “abraço intenso”.
Esse nível certo de todos os elementos que compõem a sauna é algo essencial para o bem-estar físico e emocional de quem frequenta as saunas. Uma outra característica importante das saunas finlandesas é que nesses espaços não existem diferenciação social.
Nas saunas é onde as pessoas podem relaxar, socializar e até debater sobre vários assuntos, que vão de política até a vida cotidiana, em um ambiente acolhedor e sem julgamentos.
Sauna e a influência na saúde mental dos moradores da Finlândia
Mais do que um ritual físico a sauna é terapêutica. Por lá, as pessoas costumam ficar nuas no sentido físico e emocional. Isso ajudaria a melhorar a saúde mental dos frequentadores, proporcionando um espaço para reflexão e relaxamento profundo.
A sauna faz parte da cultura familiar das pessoas na Finlândia. É um costume levar as crianças para esses espaços. E o país oferece muitas experiências quando o assunto é sauna.
Desde as tradicionais saunas de fumaça até opções modernas como saunas em rodas gigantes e saunas à beira-mar. Uma variedade que mostra comos os finlandeses foram adaptando essa tradição ao mundo moderno.
Por fim, a sauna desempenha um papel importante no fato da Finlândia ser o país mais feliz do mundo. São refúgios para relaxamento, reflexão e conexão humana, e que reforçam o senso de comunidade e bem-estar.
Uma tradição milenar, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, e que ajudou a criar uma identidade e aumentar a felicidade do povo finlandês.
