Ser produtivo e relaxar são duas coisas que parecem inconciliáveis. No entanto, o relaxamento é uma peça fundamental para se tornar uma pessoa muito mais produtiva. Muitas pessoas estão tão habituadas a um estado de tensão crônica que já não estão mais conscientes do fato.
Porém, o relaxamento, tanto físico quanto mental, é indispensável para reduzir a tensão, o cansaço e o estresse acumulado.
Benefícios do relaxamento físico
O relaxamento físico dos músculos, apresenta muitos benefícios. Além de diminuir a tensão e o cansaço acumulado no corpo, torna o indivíduo menos vulnerável aos estímulos do estresse. Ao investir em momentos de relaxamentos e exercícios direcionados a esse objetivo, gradualmente o estado de relaxamento se torna parte da personalidade da pessoa, dessa forma, acaba gerando melhor desempenho no trabalho e uma melhora significativa na qualidade de vida.
Relaxar no tempo livre
Muitas pessoas associam relaxamento a perda de tempo e acabam dedicando o seu tempo livre às tarefas que não conseguem realizar devido a correria do dia-dia. Porém, relaxar no tempo livre pode trazer muito mais benefícios do que se imagina. Relaxar no tempo livre é indispensável para manter a mente e o corpo em equilíbrio, liberar a tensão acumulada e, principalmente, reduzir o estresse.
Estudos apontam que uma pessoa que sofre de estresse acumulado necessita de muito mais tempo livre para “neutralizar” a queda no humor e na vitalidade. Então, para não deixar o estresse acumular, é importante sempre dedicar um pouco do tempo livre ao relaxamento, dessa forma, é possível manter o equilíbrio emocional o que vai favorecer bastante para o aumento da produtividade durante a semana.
Fazer atividades que permitam relaxar
É importante encontrar um tempo livre para se dedicar a si mesmo. Além disso, encontrar maneiras de relaxar que sejam adequadas ao gosto pessoal é uma forma de sentir que está investindo o tempo e não pendendo. Por isso, procurar atividades que agradem é indispensável possibilitar um momento de relaxamento para o corpo e para a mente.
Algumas atividades que podem fazer parte da agenda no tempo livre são:
- ler um bom livro;
- tomar um café ou um chá sem pressa;
- realizar um passeio próximo a natureza;
- receber uma massagem;
- meditar;
- correr;
- praticar yoga;
- assistir um filme;
- entre várias outras.
O que é importante é conseguir tirar um tempo para si e relaxar. Esse descanso com certeza será compensatório, irá auxiliar no rendimento durante a semana de trabalho e, além disso, proporcionará muito mais satisfação, motivação e qualidade de vida.