Aaliyah redefiniu o R&B, marcou a indústria da música e se tornou um ícone absoluto da cultura pop antes mesmo de ter completado seus 23 anos. Na última semana, após a prisão do rapper P Diddy por abuso sexual e tráfico de pessoas, o mundo do hip hop ficou estremecido e, mais uma vez, a morte de Aaliyah voltou a ser assunto na mídia e nas redes sociais pela sua proximidade com grandes nomes do rap que podem estar envolvidos nos crimes de Diddy.
Em 25 de agosto de 2021, com apenas 22 anos, a cantora foi vítima de um trágico acidente de avião após a gravação do clipe musical do single “Rock The Boat“. Segundo a investigação, haviam duas aeronaves disponíveis para a cantora e sua equipe, sendo uma dessas o jatinho particular do cantor Lenny Kravitz.
Entretanto, ao invés de embarcar no avião emprestado por seu amigo pessoal, parte da equipe embarcou em um Cessna 402, aeronave leve de dois cilindros em linha, no aeroporto de Marsh Harbour nas Ilhas Ábaco, com destino ao aeroporto de Opa-Locka, Flórida. O avião caiu pouco após decolar.
No acidente, Aaliyah e as outras oito pessoas a bordo perderam a vida. O piloto Luis Morales III, os estilistas Eric Forman e Anthony Dodd, o segurança Scott Gallin, o amigo da família Keith Wallace, o maquiador Christopher Maldonado, e os funcionários da Blackground Records, Douglas Kratz e Gina Smith.
Posteriormente, a MTV News revelou que o piloto sequer possuía autorização para operar a aeronave. Além disso, testes toxicológicos mostraram a presença de cocaína e álcool em seu organismo, levantando ainda mais questionamentos sobre as condições que levaram ao trágico acidente.
Outros funcionários do aeroporto que estavam no hangar quando a cantora embarcou também relataram que ela aparentava estar meio desacordada ou sob efeito de substâncias químicas.
A morte de Aaliyah sempre foi cercada de mistérios e teorias conspiratórias, especialmente devido ao fato de o avião no qual ela estava ter decolado acima do peso e com um piloto não licenciado, o que culminou em um desastre logo após a decolagem.
A autópsia revelou que mesmo que ela tivesse sobrevivido ao impacto, suas chances de recuperação seriam mínimas devido aos ferimentos severos e ao estado de choque no qual seu corpo entrou.
Aaliyah, Jay Z e R Kelly

Na época de sua morte, Aaliyah estava em um relacionamento com Damon Dash, cofundador da Roc-A-Fella Records. Embora nunca tenham ficado oficialmente noivos, Dash revelou em entrevistas após sua morte que o casal planejava se casar. Eles se conheceram em 2000, através de uma contadora em comum, e rapidamente desenvolveram uma amizade.
Dash afirmou que não sabe exatamente como o relacionamento romântico começou, mas que os dois simplesmente se conectaram. Duas semanas antes do acidente fatal, Aaliyah viajou de Nova Jersey para East Hampton para visitar Dash em sua casa de verão, que ele dividia com Jay-Z.
Por sua vez, Jay Z era melhor amigo de R Kelly, ex marido e abusador de Aaliyah. Rumores indicam que após a separação do casal, a cantora viveu um suposto triângulo amoroso com Jay e Dahs, mas acabou escolhendo por não ter um relacionamento com o atual marido de Beyoncé.
A rejeição de Aaliyah e seu relacionamento com Dash teria deixado Jay Z desgostoso e com seu ego ferido. Na internet, a teoria da vez é que Jay Z teria sido o mandante da morte da cantora por não ter sido escolhido por ela.
O Legado de Aaliyah
Aaliyah Dana Haughton começou a carreira ainda jovem, alcançando o estrelato com seu primeiro álbum Age Ain’t Nothing But a Number, lançado quando tinha apenas 15 anos. O álbum foi produzido por R. Kelly, com quem Aaliyah se casou secretamente, o que gerou polêmicas devido à diferença de idade entre eles — um casamento que foi rapidamente anulado.
Com o tempo, Aaliyah se consolidou como um ícone do R&B, lançando sucessos como One in a Million e Try Again. Ela não apenas dominava as paradas musicais, como também começou a se aventurar no cinema, estrelando filmes como Romeo Must Die e sendo cotada para sequências de Matrix. Seu estilo único e inovador a transformou em uma referência para artistas posteriores, de Beyoncé a Rihanna.
Seu impacto cultural vai além de sua música. Aaliyah era reconhecida por sua elegância discreta e um estilo que misturava feminilidade com um toque urbano, redefinindo o que significava ser uma estrela pop nos anos 2000. Mesmo após sua morte, sua influência persiste em várias esferas da moda e da música.