Quem é Fernanda Britto, que viralizou com dicas de etiqueta nas redes sociais

Aos 63 anos, Fernanda Britto acumula mais de 1,6 milhões de seguidores no Instagram, dando dicas de etiqueta

Se você nunca sabe como se portar de maneira elegante socialmente, Fernanda Britto com certeza pode te ajudar. Carioca da Barra da Tijuca, a senhora mais elegante das redes já alcançou mais de 920 mil seguidores no TikTok e 1,6 milhões no Instagram. 

Entenda o que aconteceu com Fernanda Britto

Do signo de escorpião, Fernanda se destaca não apenas pela sua elegância, mas também pelo humor sarcástico e debochado, que se mistura com as dicas de finesse. Mas o bom gosto e conhecimento profundo de protocolos sociais não surgiram de agora.

Britto começou sua trajetória na área da etiqueta há quase cinquenta anos atrás. Ela era responsável por receber executivos e delegações estrangeiras no Rio de Janeiro. Hoje, com o perfil “Fernanda Britto Protocolo”, ela domina a etiqueta digitalmente.

Quem é Fernanda Britto que viralizou com dicas de etiqueta nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Como Fernanda Britto começou na internet?

Ao longo de sua vida, Fernanda Britto enfrentou diversos problemas de saúde. Ela afirma ter sido uma das primeiras pessoas a receberem um transplante de rim e pâncreas no Brasil. Em 2022, mesmo com as vacinas em dia, contraiu COVID-19 e passou 150 dias internada.

Quando se recuperou, Britto sentiu que estava a tempo demais longe do mercado e resolveu se reinventar. Foi aí que surgiu a ideia de investir numa carreira digital.

Ela conheceu Kadu Pacheco, que sugeriu a criação de conteúdos humorísticos em formato de esquete para as redes sociais. No começo, Fernanda iniciou, em conjunto com a amiga Lilly Lacombe, uma série de vídeos educativos que rapidamente ganharam popularidade no TikTok e no Instagram. 

Quem é Fernanda Britto que viralizou com dicas de etiqueta nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Por conta de polêmicas envolvendo opiniões políticas divergentes entre as duas, Fernanda decidiu continuar o trabalho nas redes sociais de maneira solo. E deu resultados!

Com o passar do tempo, Fernanda se tornou uma influenciadora digital reconhecida, não apenas por seu engajamento orgânico e autêntico, mas também por seu jeito único e sarcástico.

Seus vídeos se tornaram uma fonte confiável de orientação para empresas e indivíduos interessados em aprimorar suas habilidades sociais e culturais. Marcas grandes como Lacta, iFood, McDonald’s e Beep Saúde reconheceram o potencial de Fernanda e patrocinaram a diva das dicas de etiqueta.

Além de seu trabalho nas redes sociais, Fernanda continua ensinando etiqueta em aulas coletivas e individuais, sendo frequentemente contratada por empresas nacionais e internacionais que buscam promover comportamentos profissionais entre seus funcionários. 

Quem é Fernanda Britto que viralizou com dicas de etiqueta nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

História de Fernanda Britto

Segundo entrevista ao Diário do Rio, Fernanda sempre foi reconhecida por sua capacidade de oferecer acolhimento sem gerar desconfortos, graças ao seu profundo conhecimento dos hábitos culturais dos visitantes.

De família rica, a sua paixão pelas boas maneiras foi enraizada desde cedo, influenciada pela herança cultural e intelectual de seus parentes. Sua mãe possuía múltiplos diplomas universitários, numa época em que mulheres não conseguiam espaço em ambientes acadêmicos.

Suas figuras maternas, como avó e bisavó, sempre valorizaram o conhecimento e a cultura. Da mesma forma, seu pai instigou seu amor pela arte de contar histórias, paixão que levou Fernanda a escolher o curso de Comunicação Social na PUC-RJ, se especializando em Publicidade e Propaganda.

Ao longo de sua carreira, Fernanda trabalhou na Vogue, em agências de publicidade, editoras de vídeos e agências de receptivo. Mas foi seu fascínio pela linguagem e pela etimologia que a levou a se dedicar por mais de 40 anos ao estudo e à prática da etiqueta, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Siga Fernanda Britto nas redes sociais

Publicado por Júlia Götz