Joe Wolchover, o gringo baiano, divide a vida entre Londres e Salvador desde que se entende por gente. Seus vídeos misturando o inglês britânico e o amado sotaque baiano em português renderam a Joe mais de 495 mil seguidores no Instagram e 203 mil no TikTok. O sucesso é tanto que até mesmo a Claudia Leitte comenta nos seus vídeos e é fã de carteirinha do gringo baiano.
Filho de pai britânico e mãe baiana, ele nasceu na capital britânica há 22 anos atrás. Passou uma parte da sua infância no Brasil, mas cresceu em Londres. Em seus vídeos, ele conta que sempre foi apaixonado pela parte brasileira da família e sempre contou os dias para chegar nas férias da escola e poder viajar para Salvador.
A paixão pela herança brasileira era tanta, que ele pediu para fazer intercâmbio no Brasil quando tinha 13 anos. Ele passou um semestre morando em terras brasileiras e precisou voltar para Londres quando esse período terminou.
Por saber como era a vida no Brasil, ele passou a odiar a rotina londrina por muitos anos. Hoje, Joseph Louis Queiroz Wolchover, continua vivendo entre a Inglaterra e o Brasil, onde estabeleceu a carreira de criador de conteúdo.

Diferenças culturais
Apesar de considerar uma mistura “100% britânico, 100% baiano”, Joe Wolchover ainda sente algumas diferenças culturais. Ele contou ao Portal 24h que quando estudou no Brasil, vivia com a “galera do fundão”, bagunçando e fazendo amizades. Apesar de nunca ter se dado bem na escola, mesmo as britânicas, sentiu uma grande diferença entre as relações brasileiras.
Segundo ele, a relação “aluno e professor” no Brasil são completamente diferentes das do país europeu. Isso porque há uma hierarquização muito maior. “Se um professor abraçar um aluno, pode até ir preso”, conta. Joe acha a relação brasileira muito mais humana, por isso a paixão pelo país.

Além da escola, ele também relata em seus vídeos sobre a dificuldade de adaptação com as festas brasileiras. Joe Wolchover adora uma farra, mas ainda não se acostumou com a intensidade das celebrações brasileiras. Segundo ele, as festas em Salvador podem durar dias, regadas a muita alegria e bebidas alcoólicas.
Ele brinca que nos primeiros dias é divertido, mas logo morre de cansaço e não aguenta toda a energia brasileira.
No Brasil, ele grava diversos conteúdos com amigos brasileiros. Apesar de ter nascido na Inglaterra, o carisma brasileiro está sempre presente nos seus trejeitos. Joe tem uma energia divertida e é naturalmente engraçado.
Pai do gringo baiano
Um dos maiores conteúdos de humor nas redes sociais de Joe vem com a presença de seu pai, chamado de “lord britânico” pelo influenciador e seus seguidores. Sempre vestindo um terno, bebendo chá e com um sotaque forte, seu velho encaixa perfeitamente no estereótipo de homem britânico da terceira idade.
O “jeitinho brasileiro” despojado de Joe contrasta com a seriedade britânica do pai, criando situações cômicas adoradas pelos brasileiros. Apesar de sério, o pai entra totalmente na brincadeira, até arriscando algumas frases em português.
Siga Joe Wolchover, o gringo baiano, nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/gringobaian0/
TikTok: https://www.instagram.com/gringobaian0/
