Recentemente, Rizzih tem viralizado no TikTok e Instagram com sua personagem Déte Pexera, uma típica mulher do litoral de Santa Catarina. A imitação do sotaque, comportamento e hábitos regionais tem feito muito sucesso, fora dos limites do estado catarinense, com vídeos que chegam a 1 milhão de visualizações.
Claudio Junior, mais conhecido como Rizzih, é um ator, cantor, compositor e youtuber nascido em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Com seu senso de humor, carisma e personagens únicos, o ator acumula quase 20 milhões de visualizações em seu canal no Youtube.

Origem de Rizzih
Natural de Jaraguá do Sul e criado em Itajaí, vindo de uma família de músicos, Rizzih afirma que sempre sonhou em ser ator. Em entrevista para o programa Ver Mais Itajaí, ele contou que sempre quis estar em cima dos palcos. “Eu não saberia fazer outra coisa”.
O jovem então se matriculou em uma escola de teatro e começou a fazer peças. Rizzih conseguiu explorar sua veia artística quando foi contratado para interpretar a drag queen Madame Margot no show “O Sonho do Cowboy”, do famoso parque de diversões Beto Carrero World.
Após 4 anos no Beto Carrero, Rizzih se mudou para a cidade de São Paulo, decidido em investir em sua carreira de cantor e compositor. Ele chegou a lançar um álbum intimista chamado “Celeste”.

Nascimento de Déte Pexera
Sozinho em uma cidade nova e distante de sua família, Rizzhi sentia muita falta de casa. Foi durante uma dessas crises de saudade que o ator criou a personagem Déte Pexera, que o lembrava das mulheres de sua família.
Munido de um vestido, uma peruca e um óculos, Rizzih publicou seu primeiro vídeo no Youtube como Déte Pexera, em 2015. O vídeo rapidamente alcançou a marca de 100 mil visualizações, um grande feito para a época.
Em paralelo com os vídeos de Déte, o ator mostrava seu talento como multiartista ao imitar personalidades e famosos na internet.
Seu vídeo imitando Marina Joyce, aquela youtuber que viralizou por supostamente mandar pedidos de ajuda escondidos em seus vídeos, acumula mais de 1 milhão de visualizações no Youtube.
Rizzih ganhou mais fãs ao explorar sua amizade com Gabie Fernandes e Thalita Meneghim, do canal Depois das Onze, e com o LubaTV. Os quatro faziam sucesso em vídeos de desafios, trollagens e de perguntas e respostas. Com isso, ele conquistou 500 mil inscritos com pouco tempo de canal.

De Itajaí para o Brasil: o sucesso de Déte Pexera
Apesar do aparente sucesso recente no TikTok, Déte é um ícone local de Santa Catarina desde sua criação em 2015. A imitação de uma típica mulher catarinense cria um sentimento de pertencimento com os fãs, que lembram dos próprios familiares. “Minha mãe é a Déte”, comentou um seguidor em um vídeo.
Com um Instagram próprio para a personagem, Déte Pexera acumula mais de 116 mil seguidores. Seguindo seu sonho, Rizzih teve a oportunidade de voltar para os palcos, dessa vez como Déte Pexera.
Com a maioria dos shows esgotados, a turnê “Bocuda” tem levado milhares de pessoas aos teatros em cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Curitiba.
Ao viralizar novamente como Déte, muitos fãs mataram a saudade do ator. Relatos como “Você fez parte da minha infância” e “Que saudades dos seus vídeos” são frequentes na seção de comentários.
Mesmo com uma longa trajetória na internet, o criador de conteúdo mostra a importância de saber se reinventar para continuar sendo lembrado.
