Você já parou para pensar se todos os animais têm sangue vermelho? Bom, se sim ou se não, a gente adianta a resposta: nem todo animal tem sangue nessa cor! Na verdade, há espécies com o sangue azul, verde e até incolor. Veja abaixo 4 delas!
1 – Polvos e o sangue azul

Os polvos estão na lista de animais com sangue azul! Isso ocorre porque eles contam a hemocianina proteica, uma substância que faz o mesmo papel da hemoglobina para os humanos, mas que contém cobre em vez de ferro. Essa substância é incolor, porém, acaba ficando azul quando é ligada ao oxigênio. Além dos polvos, lulas e crustáceos também têm sangue azulado.
2 – Insetos sem sangue

Os insetos não têm sangue, mas contam com uma substância chamada hemolinfa que é responsável por transportar hormônios, nutrientes e água pelo corpo. Esse fluido pode ter cor amarelada ou até mesmo esverdeada, a depender do “cardápio” ingerido por cada indivíduo. Vale dizer que o oxigênio dos insetos é absorvido por aberturas no corpo do animal, como nas laterais e nas costas.
3 – Lagartos de sangue verde
Algumas espécies de lagarto nativos da Papua-Nova Guiné surpreendem pelo sangue verde e, aliás, pelos ossos e tecidos na mesma cor. O motivo é o alto volume de biliverdina, uma substância criada com a quebra da hemoglobina. Nos humanos, o excesso de biliverdina pode até ser letal, já esses lagartos vivem tranquilos e esverdeados.
4 – Peixe-gelo e seu sangue incolor
Outro animal de sangue peculiar é o peixe-gelo da Antártida, que vive em uma região de águas super geladas. O seu sangue é incolor e a falta de pigmento ocorre por causa de uma mutação responsável por remover a hemoglobina do organismo dessa espécie. Com boa oferta de oxigênio na região em que vive, os peixes acabam o absorvendo pela pele e pelas brânquias.