Trend dos 15 minutos: a perigosa Teoria do Aeroporto que viralizou no TikTok

Conheça a nova trend e entenda porque ela é perigosa no Brasil

Nas últimas semanas, uma série de vídeos viralizaram no TikTok com influenciadores norte-americanos chegando a aeroportos apenas 15 minutos antes do horário marcado para o embarque em seus respectivos voos. Chamada de Teoria do Aeroporto, a “trend dos 15 minutos” virou febre e causa preocupação entre autoridades da aviação por causa dos riscos que a prática implica a passageiros e operações em geral.

Na prática, esses influenciadores começaram a gravar vídeos em que chegam aos aeroportos com tempo curto antes do embarque, em geral 15 minutos. Segundo a trend, a justificativa é que o tempo recomendado pelas companhias aéreas é um exagero e serve – dentre outras coisas – para que os terminais lucrem com os passageiros durante o tempo de espera.

De acordo com a trend dos 15 minutos, a tecnologia que permite check-in on-line e não despachar a bagagem viabilizariam essa chegada tardia para os embarques.

Leia mais no Viralizou

Porém, as autoridades da aviação no Brasil são unânimes em não recomendar que passageiros testem a Teoria do Aeroporto por aqui. Vários são os motivos, mas vamos citar alguns:

  • Pelas regras da aviação brasileira, um passageiro deve chegar com 1h30 de antecedência em voos domésticos e 3 horas para internacionais;
  • Realização de inúmeros procedimentos de segurança nesse intervalo de tempo, muitos deles imprevisíveis, como inspeção de Raio-X e troca de portão de embarque;
  • Caso o passageiro espere muito tempo numa fila de Raio-X, por exemplo, ele pode perder o embarque e o voo;
  • Muitas companhias aéreas não fazem o reembolso, dependendo da tarifa;
  • Em horários de pico o acúmulo de fila no embarque e o tempo de deslocamento até o portão pode levar, pelo menos, meia hora.

Teoria do Avião e as pegadinhas na trend dos 15 minutos

Os vídeos virais com influenciadores “tentando a sorte” com a trend dos 15 minutos ganharam o TikTok e quase todos eles foram gravados em aeroportos dos Estados Unidos. Porém, a maioria deles são em terminais menores, com fluxo baixo de voos e passageiros, cujo procedimento é aparentemente simplificado.

Alguns influenciadores testaram a trend dos 15 minutos no Aeroporto de Atlanta, o mais movimentado do mundo, nos Estados Unidos. Uma dessas influenciadoras, Betsy Grunch, com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok, compartilhou sua experiência neste terminal. No entanto, a ousadia dela não foi tamanha e ela chegou com 26 minutos de antecedência.

Segundo o relato dela à CNN, foi possível embarcar, mas alguns contratempos quase inviabilizaram a viagem, como uma revista à sua bagagem de mão. “Foi emocionante, mas definitivamente me fez repensar a decisão”, disse.

O risco na trend dos 15 minutos é ainda maior se você tiver bagagem para despachar. Provavelmente se chegar nesse tempo no balcão da companhia aérea vai perder seu voo, pois o procedimento neste caso exige tempo e uma logística absurda.

Ou seja: fique fora dessa

As autoridades da aviação no Brasil são unânimes em afirma que passageiros não se arrisquem com a prática da trend dos 15 minutos. Além do risco de perder o voo, a “brincadeira” pode custar caro, pois em muitos casos não há o reembolso do valor das passagens, por conta das tarifas aplicadas.

“Mesmo com check-in on-line e totens de autoatendimento, que agilizam parte dos processos de embarque, a técnica dos 15 minutos não é recomendada no Brasil e a prática pode levar o passageiro a perder o voo”, alerta Flavia Maciel, em entrevista ao G1.

E cá entre nós: quem não gosta de um café num aeroporto antes de uma viagem. Relaxa e aproveita a viagem desde o começo!

Veja alguns vídeos da Trend dos 15 minutos

@callmebelly Security doesn’t take that long #airportscenes ♬ original sound – elliott

@michael.dicostanzo Can Airport Theory survive the world’s BUSIEST airport?? 👀✈️🤔 #airportheory #atlantaairport #challenge ♬ original sound – Michael DiCostanzo

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento