Um surfista passou por uma experiência incrível – e também assustadora – enquanto praticava wing surf em uma praia de Sidney, na Austrália. Isso porque ele passeava tranquilamente em sua prancha quando foi atingido por uma baleia-jubarte durante um salto. E o mais interessante é que ele mesmo gravou toda a cena inusitada com a sua câmera.
Jason Breen, surfista de 55 anos, conta que estava em uma praia de Mona Vale, durante a manhã do dia 25 de outubro, quando tudo aconteceu. Nas imagens, é possível ver que ele praticava wing surf, esporte no qual o surfista fica acima de uma prancha elevada e se segura em uma espécie de vela, que faz com que a prancha deslize suavemente pelo mar.
Estava sendo um dia calmo até que, de repente, a baleia-jubarte dá um salto e atinge exatamente o local em que Jason estava com seu equipamento. Com o impacto, ele foi jogado para baixo d’água junto com o animal, em uma experiência provavelmente assustadora. Confira no vídeo:
Surfista foi arrastado para o fundo com o salto da baleia
Ao site australiano 9News, Jason contou que foi arrastado para baixo em uma profundidade de seis a nove metros. “Ela caiu, pousou direto em mim e ficou presa na minha corda. Achei que tudo tinha acabado, então senti minha corda quebrar e pensei ‘graças a Deus’ e subi ao topo”, relembra.
Ele acredita que o fato de a baleia ser jovem foi o que salvou a sua vida, já que se o animal fosse maior poderia tê-lo “despedaçado”. A baleia-jubarte, vale destacar, pode chegar a incríveis 16 metros de comprimento e a 30 toneladas.
Outro fato curioso de toda a história é que a imagem do salto também foi gravada de outro ângulo. Paul Netteback estava filmando a prática do esporte de longe, despretensiosamente, quando flagrou o salto da baleia. Ele ficou tão assustado que parou de filmar logo em seguida, pensando que alguém poderia ter morrido. Mas por sorte, Jason saiu ileso dessa experiência única.