Um zoológico da China teve que dar explicações após ser acusado de usar humanos fantasiados de ursos em suas instalações. Tudo porque um visitante filmou um urso-malaio em pé, apoiado sobre as patas traseiras, dando origem à confusão na internet.
De fato, o urso-malaio realmente consegue ficar em pé, em uma postura que se assemelha muito a de um humano na mesma posição. Além disso, esse tipo de urso é mais magro que os demais, o que também contribuiu para a falsa impressão de que se tratava de uma pessoa fantasiada de urso.
“Parece brincadeira, e as pessoas se perguntaram se era um urso de verdade ou apenas alguém disfarçado, mas é verdade! Na verdade, é um urso-malaio, o menor tipo de urso de todos os tempos!”, descreveu Hangzhou, capital da província de Zhejiang, onde fica o zoológico, em uma rede social.
Urso-malaio é o menor urso do mundo
Protagonista de toda a confusão, o urso-malaio é a menor espécie de urso do mundo, chegando a 1,50 m de altura e a cerca de 80 kg quando adultos. Ele também é conhecido como urso-do-sol ou urso-dos-coqueiros e está vulnerável à extinção por causa do desmatamento que tem causado a perda do seu habitat natural.
A espécie vive em florestas tropicais no continente asiático e, como há disponibilidade de alimento durante todo o ano, os indivíduos não hibernam como os demais ursos. De pelagem curta e preta, ele apresenta uma mancha clara em forma de ferradura no peito e, justamente por isso, ganhou o nome de urso-do-sol.
Entre suas principais características, está a língua comprida, que pode chegar a até 25 centímetros de comprimento, ideal para extrair insetos e mel de buracos mais estreitos e profundos. Aliás, essa espécie é onívora e gosta de um amplo cardápio que inclui roedores, répteis, frutos, sementes e, é claro, o mel.
Ou seja, apesar da confusão no zoológico chinês e da incrível semelhança com um humano disfarçado de animal, o urso-malaio existe mesmo!