Imagens de um peixe gigante sendo transportado por uma praia do Pará vem viralizando na web, e não é à toa: afinal, segundo os pescadores que o encontraram, o peixe pesava cerca de 300 kg, o que chamou a atenção de todos na praia de Ajuruteua, na cidade paraense de Bragança.
De acordo com os moradores da região, o peixe é da espécie mero, animal conhecido como senhor das pedras. Acredita-se que ele tenha encalhado na praia por causa da maré baixa e, infelizmente, já estava morto quando foi encontrado e transportado nas imagens que viralizaram. Aliás, foi necessário usar uma carrocinha para conseguir levar o peixão. Veja o vídeo:
Outro vídeo também mostra o momento em que um dos pescadores retira o peixe da água. No colo dele, o peixe parece ainda maior:
Peixe mero pode pesar até 400 kg
O peixe mero de 300 kg na praia paraense impressionou muita gente, mas a verdade é que a espécie pode ser até maior: esses animais pesam entre 250 e 400 kg e podem ultrapassar os dois metros de comprimento. É tamanho que não acaba mais!
Embora vivam em zonas costeiras e manguezais pelo litoral brasileiro, eles não são comumente vistos por humanos, já que costumam estar a 100 metros de profundidade. Porém, são conhecidos por serem bastante dóceis, tanto que permitem até ganhar “carinho” das pessoas.
Com todo esse tamanho, os meros não têm predadores naturais, o que, em teoria, seria um prato cheio para a espécie viver por muito tempo. Porém, ainda assim, eles estão em risco de extinção, e isso por causa, justamente, dos humanos!
Por serem dóceis e gigantes, os meros são considerados fáceis de capturar e ainda oferecem carne de qualidade e com bom valor no mercado. Diante disso, são muito visados pela pesca, mesmo que ela seja proibida há mais de 20 anos no Brasil.
Para proteger a espécie, foi criado o Projeto Meros do Brasil, que faz pesquisas científicas, protege a espécie e também estimula a educação ambiental e a comunicação para a proteção dos meros. São cerca de 1.500 quilômetros da costa brasileira cobertas pelo projeto.