3 curiosidades sobre o casuar, a ave mais perigosa do mundo

Grande, exuberante e perigoso: esse é o casuar, a ave mais perigosa do mundo. Nativo da Oceania, a espécie vive na Austrália e na Nova Guiné e impressiona não apenas pelo tamanho e pelos ataques brutais, mas também por algumas curiosidades. Confira!

1 – Pode até atacar animais, mas o casuar é frugívoro

casuar
Nativo da Oceania, o casuar é habilidoso e usa suas garras e bico para atacar – Anja Schröder por Pixabay

O casuar se tornou famoso por ataques a humanos e pelo menos duas mortes já foram registradas: a de um fazendeiro na Austrália e a de um homem que criava um deles em cativeiro em uma fazenda de pássaros exóticos nos Estados Unidos. Ataques a animais, como cães, também podem ocorrer.

+ Mais notícias sobre a ave mais perigosa do mundo

Mas apesar disso, o casuar não ataca para comer. Afinal, ele é um animal frugívoro, isto é, que se alimenta principalmente de frutos, podendo comer 11 kg deles todos os dias. Fungos também estão no cardápio desse animal.

2 – Os machos é que tomam conta da ninhada

Diferente de grande parte das espécies, é o macho quem cuida dos ovos e dos filhotes. Na verdade, a reprodução do casuar é muito curiosa, a começar pelo fato de que a fêmea fica no ninho apenas até colocar os ovos e depois parte em busca de outro parceiro para se reproduzir.

Viralizou também:

Já o macho, que é um pouco menor que a fêmea, permanece no ninho o tempo todo para chocar os ovos e também cuida dos filhotes nos meses seguintes ao nascimento. Todo esse período costuma durar cerca de nove meses.

3 – Garras e bico afiados e grandes habilidades

Além de chegar a 1,5 m de altura e a 50 kg, o casuar também impressiona pelas enormes garras e pelo bico afiado que usa para atacar suas presas. Acredita-se que um golpe de suas patas pode ser semelhante a uma punhalada, com capacidade para decepar um membro.

O casuar também é muito habilidoso. Apesar do corpo robusto, ele é rápido e capaz de correr a uma velocidade de até 50 km/h. Além disso, é um exímio saltador, com pulos que chegam a 2 metros de altura e, é claro, são usados contra suas presas.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.

No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *