O ornitorrinco é um animal peculiar: afinal, é um mamífero que põe ovos, conta com membranas nas patas e um grande bico e, além disso, tem até um ferrão com veneno! E para você saber mais sobre essa espécie tão única e diferente, reunimos 7 curiosidades sobre ela. Confira!
1 – Mamífero que põe ovos
O ornitorrinco é um dos dois únicos mamíferos que põe ovos – o outro é a equidna. Geralmente, uma fêmea coloca de um a três ovos e os aquece em ninhos até que os filhotes nasçam, período que leva cerca de 12 dias. Os filhotinhos nascem bem pequenos, com aproximadamente 2,5 cm.
2 – Amamenta sem mamilos
Depois que os filhotes nascem, eles são amamentados, mas de uma forma diferente da tradicional. É que as fêmeas não têm mamilos e, por isso, os filhotes precisam lamber o leite que escorre pelo abdômen da fêmea depois que é expelido pelas glândulas mamárias.
3 – Ornitorrincos não têm estômago
Essa espécie é uma das únicas que não apresenta um estômago, ou seja, um órgão que produz ácido para auxiliar a digestão. Em vez disso, o esôfago é conectado diretamente com os intestinos, em um sistema digestivo bem peculiar.
4 – Bico poderoso
O extravagante bico dos ornitorrincos não é apenas para bonito. Na verdade, ele conta com alguns receptores que permitem que os animais detectem campos eletromagnéticos gerados pelos demais seres vivos. Na prática, isso facilita a busca por alimento até mesmo com olhos fechados.
5 – Esporões venenosos
O ornitorrinco também é um dos poucos mamíferos que possuem veneno. E ele não é injetado pela mordida, mas sim por esporões que o macho tem em suas pernas traseiras. As glândulas venenosas, porém, são ativadas apenas no período do acasalamento.
6 – Espécie sem dentes, mas engenhosa
Esse animal não tem dentes, mas encontrou uma estratégia para comer alimentos duros: é que junto às minhocas, mariscos e outros alimentos que “pesca” com a boca, ele também pega cascalhos do rio e os guarda na bochecha. Já ao mastigar, usa os cascalhos como dentes para quebrar a comida.
7 – Membranas retráteis
Os ornitorrincos vivem a maior parte do tempo na água, já que contam com membranas entre os dedos que ajudam a exercer um bom nado. Contudo, quando estão na terra, essas membranas se retraem expondo as garras que permitem uma movimentação melhor no solo.
E então, você já sabia dessas curiosidades sobre o ornitorrinco? Com tantas peculiaridades, ele é certamente um animal único!