Ave mais perigosa do mundo: conheça o Casuar

O topete alto e as cores vibrantes na região do pescoço podem até fazer com que o casuar pareça um animal simpático. Porém, essa é considerada a ave mais perigosa do mundo, e não é à toa: quando irritado, ele é capaz de atacar sem dó, deixando, inclusive, vítimas fatais.

O casuar é nativo da Oceania e vive principalmente na Austrália e na Nova Guiné. Robusto, ele pode chegar a 1,5 m de altura e a 60 kg, uma estatura que impressiona. Além disso, as enormes garras e o bico afiado também chamam atenção e colocam quem já conhece a “fera” para correr.

Mas além de ser grande, o casuar é habilidoso: ótimo saltador, ele dá pulos que podem chegar a 2 metros de altura e que é, claro, são usados em seus ataques. Outra característica é a velocidade para correr, que pode chegar a 50 km/h, perfeita para caçar suas vítimas.

O que surpreende, porém, é que o casuar sequer é carnívoro, como se poderia presumir por todo esse conjunto de características. Na verdade, ele é um animal frugívoro, capaz de comer até 11 kg de frutos por dia, além de fungos.

Reprodução curiosa da ave mais perigosa do mundo

Um aspecto curioso do casuar é a reprodução. Enquanto em grande parte das espécies a fêmea é a responsável por chocar os ovos e cuidar dos filhotes, com a família casuar é diferente, já que quem faz essa tarefa é o macho.

Na verdade, a fêmea, que é um pouco maior que o macho, fica no ninho só até colocar os ovos e depois vai encontrar um novo parceiro para se reproduzir. Já o macho fica no ninho o tempo todo para chocar os ovos e cuidar dos filhotes por mais alguns meses após o nascimento.

O cuidado com os filhotes, aliás, é um dos motivos que podem causar ataques. Quando desavisados chegam perto do ninho, o casuar pode atacar para defender seus filhotes. Além disso, eles também podem atacar quando alguém se aproxima do seu alimento ou por identificar que alguém é uma presa fácil.

Pelo menos duas pessoas já foram mortas em ataques da espécie, que vale lembrar, é a ave mais perigosa do mundo: um fazendeiro na Austrália e um idoso que mantinha um casuar como animal de estimação em cativeiro nos Estados Unidos. No mais, a ave mais perigosa do mundo ataca cachorros e outros animais.

Publicado por admin