É você, Taz? 10 coisas que você não sabia sobre o diabo-da-Tasmânia

O famoso Taz, dos desenhos infantis, ainda faz muita gente se perguntar se o tal diabo-de-Tasmânia realmente existe. Se essa também era a sua dúvida, saiba que ele é uma espécie de verdade e que, embora não seja muito parecido com o Taz dos desenhos, conta com várias curiosidades que o tornam um animal único. Confira!

1 – Só existe na Tasmânia: como o seu nome sugere, o diabo-da-Tasmânia é nativo da ilha com esse nome, localizada na Austrália. Apesar disso, há fósseis do animal por toda a Oceania.

2 – Ele é um marsupial: assim como outros animais famosos da Austrália, como o canguru e o coala, a espécie também é um mamífero marsupial, isto é, conta com a bolsa abdominal para seus filhotes.

3 – Tem grunhidos perturbadores: foi o som alto e único emitido por esses animais que rendeu a ele a alcunha de “diabo”, já que os grunhidos seriam semelhantes ao de um “demônio”.

4 – Come de tudo: a espécie é carnívora e costuma se alimentar da carcaça de animais, o que inclui ossos, pelos e tudo mais que for possível. Se não tiver comida, ele encara até comer terra!

5 – Mordida forte: a mordida do diabo-da-Tasmânia é considerada uma das mais fortes entre todos os mamíferos, rasgando enormes pedaços de carne com facilidade;

6 – Ameaçado de extinção: além de ter sido caçada pelos prejuízos às fazendas, a espécie sofreu com uma doença contagiosa que provocou muitas mortes e, hoje, é ameaçada de extinção.

7 – Solta odor se ameaçado: como os gambás e outros animais, o diabo-da-Tasmânia pode soltar um odor peculiar para afastar seus predadores caso se sinta ameaçado.

8 – Pode ser agressivo: esses animais têm hábitos solitários e não costumam atacar sem um motivo. Contudo, se sentirem ameaçados, são agressivos, soltam seu odor e podem morder.

9 – Parece um pequeno urso: com cerca de 30 centímetros de altura e chegando a, no máximo, 14 kg, o animal tem o tamanho de um pequeno cachorro e se parece com um pequeno urso peludo.

10 – Armazena gordura na cauda: uma cauda roliça é sinal de que animais estão bem alimentados, já que eles armazenam gordura nessa região para usar em tempos de escassez de comida.

O diabo-da-Tasmânia existe e, de parecido com o Taz, talvez só a disposição para comer de tudo! E você, já conhecia todas essas curiosidades sobre o animal?

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.