Girafa sem manchas: conheça a “girafa mais rara” do planeta

Além do pescoço alto, outra conhecida marca das girafas são os padrões que apresentam por todo o corpo, manchas que são únicas em cada animal. Porém, uma girafinha surpreendeu a todos em um zoológico dos Estados Unidos por nascer sem o padrão, ou seja, trata-se de uma girafa sem mancha, o que a faz ser considerada a girafa mais rara do planeta.

A girafa em questão nasceu no dia 31 de julho, no Bright’s Zoo, que fica no Tennessee. Segundo o zoológico, a última vez que um animal como esse nasceu sem manchas foi em 1972, em Tóquio, no Japão. Justamente por isso, a nova girafinha é tão especial.

E apesar de não ter manchas como seus parentes, ela foi muito bem aceita por eles. “Eles a tratam como se não a considerassem diferente de qualquer outra girafa nascida aqui no zoológico”, explicou o zoológico. Aliás, após o nascimento, a instituição abriu uma votação popular para escolher o nome da nova integrante, que foi batizada de Kipekee, que significa “única”, com mais de 40 mil votos.

Por que as girafas têm manchas?

Ainda não há uma explicação para o fato de Kipekee ter nascido sem manchas. Porém, há um motivo para que os demais animais da espécie apresentem esses padrões, segundo um estudo publicado na revista científica PeerJ em 2018.

De acordo com a publicação, alguns aspectos dessas manchas são passados de geração em geração: acredita-se que as mães girafas, por exemplo, passam a uniformidade das manchas para os filhotes, embora cada animal da espécie tenha um padrão único, como uma “digital”.

Além disso, o estudo demonstrou que esses padrões podem ser favoráveis ou não para que o índice de sobrevivência seja maior ou menor. Uma girafa com manchas maiores e mais arredondadas, por exemplo, parece se camuflar melhor de predadores do que girafas com manchas menores. 

As manchas ainda seriam úteis em outros aspectos, como a regulação da temperatura. Contudo, há muito o que se estudar em relação a esses padrões, inclusive para entender por que a girafa sem manchas é algo tão raro.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.