O vídeo de um pequeno lagarto tem viralizado na internet por uma situação para lá de curiosa: para escapar de um pássaro predador faminto, o réptil “simplesmente” deixou para trás e sua cauda em um movimento que deixou muita gente impressionada.
As imagens foram registradas pelo mexicano Alex Razo e publicadas na página Nature is Metal, que divulga situações impressionantes flagradas na natureza selvagem, mostrando que nem todas as relações são muito “amigáveis” entre as espécies.
No vídeo, o corvo e o pequeno lagarto se encontram em uma calçada e, embora o réptil até tente passar despercebido, é logo visto pelo predador. A ave, então, dá o bote por trás do lagarto, mas o que ela não esperava é que ele soltasse a própria cauda e escapasse do ataque. Veja:
Viralizou também:
- Mangustos atacam cobra em vingança chocante e selvagem
- VÍDEO: Jacaré em praia de Florianópolis viraliza: “Lacoste”
Só restou ao corvo tentar ficar com a cauda do réptil. Porém, mesmo que “solta” do corpo, ela seguiu se movimentando, o que mais uma vez dificultou a vida do predador enquanto a presa fugia. Mas, afinal, que habilidade é essa de desprender a cauda que o lagarto tem?
A chamada autotomia caudal é o nome dado a esse fenômeno interessante que ocorre com o lagarto também com outros animais, como as lagartixas. Como demonstrado no vídeo, esse é um mecanismo de defesa muito usado para distrair os predadores e se salvar dos ataques.
Na prática, a cauda dos lagartos apresenta alguns pontos específicos “preparados” para a separação que são ligados por músculos. Quando se sentem sob risco, os animais contraem e rompem esses músculos, além de soltarem também a vértebra nesse ponto da cauda.
Mas nasce outra cauda no lagarto?
Para o bem deste lagarto e de outros, em pouco tempo a ferida começa a cicatrizar, dando origem ao processo de regeneração da cauda, que pode levar alguns meses. O ponto negativo é que uma cauda nova não apresenta a possibilidade de sofrer autotomia. Ou seja, em caso de novo ataque, o animal vai ter de recorrer a uma outra estratégia para escapar.
E então, o que achou dessa super habilidade dos lagartos?
No comments yet