Os fãs do Pearl Jam foram surpreendidos nesta segunda-feira (7) com o anúncio da saída do baterista Matt Cameron, 62, do grupo. Tanto ele quanto a seus companheiros de banda de rock emitiram comunicados oficiais confirmando a informação nas redes sociais.
Matt Cameron estava na banda desde 1998, quando o Pearl Jam já havia gravado cinco álbuns de estúdio e pelos 27 anos seguintes foi o cara das baterias. O motivo que o levou deixar a banda não foi divulgado e ele fez questão de agradecer ao vocalista Eddie Vedder, aos guitarristas Stone Gossard e Mike McCready, além do baixista Jeff Ament.
Em toda a história do Pear Jam, Matt Cameron foi o quinto baterista. Antes dele, Dave Krusen ficou até 1991. Em seguida foi a vez de Matt Chamberlain, mas apenas por poucas semanas. Depois Dave Abbruzzese assumiu em 1991, mas Jack Irons o substituiu em 1994, o último baterista da banda antes de Cameron.
Veja a mensagem de Matt Cameron:
“Após 27 anos fantásticos, dei meus passos finais para fora da plataforma da bateria do poderoso Pearl Jam. Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para entrar na banda em 1998 e por me proporcionarem a oportunidade de uma vida — repleta de amizades, arte, desafios e risadas. Serei eternamente grato à equipe, ao staff e aos fãs do mundo todo. Foi uma jornada incrível. Mais novidades virão. Agradeço a todos do fundo do meu coração. Paz e amor, Matt Cameron.
Em seguida, o Pearl Jam agradeceu ao colega de tantos anos:
“De um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skinyard e a poderosa Soundgarden, a tocar nas nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron sempre foi um músico e baterista singular e absolutamente poderoso.
Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações em estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo, e desejamos a ele tudo de melhor, sempre. Sentiremos sua falta imensamente — ele será para sempre nosso amigo na arte e na música.
Nós te amamos, Matt.”
Trajetória de Matt Cameron antes do Pear Jam teve Soundgarden
Antes de entrar no Pearl Ram, Matt Cameron passou dez anos no Soundgarden. Ele também tocou com Chris Cornell e seus eventuais companheiros de banda do Pearl Jam no supergrupo Temple of the Dog.
Fora do Pearl Jam e do Soundgarden, Matt Cameron se envolveu em diversos projetos paralelos. Em 2013, colaborou com Zach Hill e Janet Weiss no álbum Drumgasm. Já em 2017, lançou seu primeiro trabalho solo completo, Cavedweller, pela Monkeywrench Records, selo ligado ao Pearl Jam. Mais recentemente, integrou o supergrupo que inclui Krist Novoselic, Kim Thayil e outros músicos, resultando no lançamento do álbum 3rd Secret.
Cameron entrou no Hall da Fama do Rock & Roll em 2017 como integrante do Pearl Jam. Ainda este ano, será oficialmente introduzido como membro do Soundgarden.