Quem são Garantido e Caprichoso?

Garantido e Caprichoso fazem parte da maior manifestação cultural do Norte do Brasil, o Festival de Parintins

Você já ouviu falar em Garantido e Caprichoso? Dois dos nomes mais famosos da cultura popular brasileira dos últimos 60 anos movimenta uma região inteira em torno de folclore, entretenimento, turismo e economia. Sem falar que se trata de uma das maiores rivalidades do país, comparada ao futebol. Conheça mais sobre essa dupla a seguir.

Quem são Garantido e Caprichoso?

Garantido e Caprichoso são nomes dados a dois bois no Festival de Parintins, que chega a sua edição de número 58 em 2025 e ocorre de 27 a 29 de junho na cidade localizada numa ilha dentro do arquipélago Tupinambarana, no estado do Amazonas. Durante três dias, os dois bois desfilam numa arena chamada de Bumbódramo, para cerca de 120 mil pessoas.

O campeão é conhecido após a avaliação de 21 quesitos e cada apresentação dura cerca de duas horas por noite. As torcidas ficam separadas e quando um boi se apresenta, a torcida adversária precisa ficar em silêncio, sob risco de punições. O Caprichoso busca o tetracampeonato em 2025 com o tema “É tempo de retomada”. Já o Garantido vai de “Boi do povo, boi do povão”, reafirmando suas raízes populares.

A cidade se divide entre o vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso. As torcidas invadem não apenas as ruas da cidade localizada a 370 km da capital Manaus, mas também os símbolos públicos, como faixas de pedestres, placas e letreiros e muito mais.

Os bois foram uma criação a partir do folclore boi-bumbá e há quase seis décadas animam a região, atraindo milhares de turistas de todo o mundo a cada edição. Nos desfiles, alegorias, bailarinos, uma massa de integrantes comparáveis às escolas de samba do Carnaval.

Quem é quem

Boi Caprichoso: o boi preto com uma estrela azul na testa, criado por Roque Cid, em 1913, na região central da ilha, numa localidade chamada de Urubuzal, ou Bairro da Francesa. Uma das explicações para a cor é o fato de o azul ser a mais escura das cores primárias, mais próxima do preto do boi. É o atual tricampeão e soma 24 títulos do Festival de Parintins.

 

Boi Garantido: boi branco com coração vermelho na testa. É o maior vencedor do Festival de Parintins, com 33 conquistas. Seu reduto é a Baixa do São José, ou a Baixa da Xanda, região onde reside a história de Lindolfo Monteverde, criador do boi também em 1913. Sua cor é vermelha por uma decisão de Dona Maria Ângela Faria, madrinha do Garantido em 1980. Uma das músicas mais famosas da cantora Fafá de Belém, “Vermelho” é uma homenagem ao boi.

Garantido e Caprichoso no Festival de Parintins: onde assistir ao vivo

A maior manifestação cultural do Norte do Brasil tem transmissão ao vivo pela TV A Crítica. Fora do Amazonas, os desfiles passam no YouTube da emissora. As apresentações no Bumbódromo começam às 21h (de Brasília) e terminam por volta das 2h30 da madrugada.

O Boi Garantido abre a primeira noite de desfiles. Nas outas duas é o Caprichoso quem inicia os trabalhos. Um sorteio define as ordens, sempre.

Publicado porDiogo Massa

Jornalista profissional, com domínio de técnicas de SEO e atuação em redações dos veículos mais tradicionais de Santa Catarina. Atuou como repórter, editor, editor-chefe, coordenador e gerente de conteúdo em portais de notícia de grande audiência. Fundador e redator do Viralizou.net. Escreve sobre Entretenimento, influenciadores e atualidades no mundo da internet e redes sociais.