Em homenagem aos 30 anos de sua exibição original, “A Viagem” está de volta. O Canal Viva, vai reprisar o novelão de Ivani Ribeiro. A trama substitui “História de Amor” a partir de 22 de abril, na faixa de 12h, de segunda a sábado.
Em 1994 quando “A Viagem” estreou na tela da Globo, muita gente torceu o nariz. Uma novela com temática espírita, não sendo comédia, na faixa das 19h poderia espantar o público. Mas a emissora apostou e a novela entrou para história como um dos maiores sucessos da teledramaturgia.
Esta será a quinta reprise de “A Viagem” na televisão. Na Globo ela foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” duas vezes, em 1997 e em 2006. No Canal Viva, ela passou em 2014 e também em 2021. “A Viagem” é uma daquelas novelas que podem passar várias vezes pois tem um público fiel e sempre reconquista o telespectador.
Para divulgar a volta do novelão o Viva fez um post sobre os sentimentos que a trama despertava no público que estava assistindo a um capítulo de “A Viagem” em 1994. Sentimentos que podem ser despertados a cada reprise. Então prepare-se para acompanhar mais uma vez essa novela inesquecível.
Você vai cantar o tema de abertura de “A Viagem” assim que a abertura começar
Não tem jeito, a música da abertura da novela “A Viagem” é um hit chiclete que depois que você aprende, não consegue deixar de cantarolar a cada novo capítulo. A canção com o mesmo nome da trama é do grupo Roupa Nova e combinou tanto com a história que virou um clássico. Se você ainda não ouviu, dá o play e segue cantando enquanto lê o restante da matéria.
Você vai querer alugar um VHS na locadora da Diná
Em “A Viagem”, Diná (Christiane Torloni) tem uma vídeo locadora. Para os mais novos isso é algo inimaginável, pois hoje existe o streaming, mas em 1994 era assim que as pessoas faziam quando queriam ver um filme em casa. Iam até a locadora, escolhiam uma fita, pagavam e ficavam com ela por um ou dois dias. Importante mesmo era não esquecer de rebobinar (voltar para o começo) a fita para entregar.
Você vai aprender muito com a sabedoria do Alberto
O personagem Alberto (Cláudio Cavalcanti) é um médico, amigo da família de Diná, apaixonado por Estela (Lucinha Lins) e que é espírita. É ele quem começa a perceber que Alexandre (Guilherme Fontes) está atormentando a vida dos familiares. Era através deste personagem que Ivani Ribeiro mostrou aos telespectadores muitas lições da religião espírita.
Você vai querer receber orquídeas do Otávio
Otávio Jordão (Antônio Fagundes) é um advogado que ama cultivar orquídeas. Ao lado do seu fiel jardineiro, quando quer conquistar Diná ele passa a enviar para ela todos os dias uma orquídea. Depois que ele morre, ela segue recebendo as orquídeas, o que rende cenas muito emocionantes.
Você vai se divertir com a pensão da Dona Cininha
Cininha (Nair Bello) era a líder do núcleo cômico da novela. Com uma pensão cheia de tipos interessantes, o núcleo fazia rir em uma trama marcada pela emoção. A cena de Cininha buscando pão com uma camiseta com a estampa da Madonna, clássica da época, virou um meme nas redes sociais que até hoje é replicado.
Você vai querer descobrir quem é o Mascarado
Na vila onde fica a pensão da Cininha, existe uma mansão abandonada onde vive o Mascarado. O personagem é um mistério na trama. No decorrer da história, é revelado ao público que ele se chamava Adonay e era ex-namorado da personagem Carmen, interpretada por Suzy Rego. Por causa de um acidente, Adonay ficou com o rosto desconfigurado e usava a máscara para esconder as cicatrizes. Ele não sabia como revelar isso a Carmen e queria pedir uma segunda chance para a ex-amada. Na época, muita gente tinha medo do Mascarado.
Você vai se emocionar com a conexão de Diná e Estela
Diná e Estela são irmãs em “A Viagem”. Além delas, a família é formada por Raul (Miguel Falabella) e Alexandre (Guilherme Fontes). Todos são filhos de Dona Maroca (Yara Cortes). Através das irmãs, a autora mostrou que existem conexões entre pessoas para além do que a ciência pode explicar. Uma sempre sabia o que a outra estava sentindo, quando a outra estava chegando e até mesmo depois da morte de Diná, essa conexão continuou.
Você vai torcer pelo reencontro de Diná e Otávio no Nosso Lar
Otávio Jordão morre antes na trama. Só capítulos depois que Diná morre. Porém no plano espiritual os dois demoram a se encontrar. Isso aumentou muito a expectativa dos telespectadores para que os dois se reencontrassem e pudessem viver o amor agora na eternidade.
Você vai ter medo do Alexandre
Pode-se dizer que “A Viagem” foi uma novela que marcou época, mas também traumatizou muitas crianças, que morriam de medo do Mascarado, mas também do Alexandre que virou um espírito obsessor depois que morreu, disposto a se vingar de todos que ele acredita que foram responsáveis por sua morte. A cada vez que o Alexandre aparecia atrás de alguém, tinha gente que fechava os olhos rapidamente.