Gilberto Braga foi o autor de “Paraíso Tropical”, novela que está reprisando no “Vale a Pena Ver de Novo” e exibe seus últimos capítulos. No final de abril, “Paraíso Tropical” vai ser substituída por “Alma Gêmea” de Walcyr Carrasco.
Durantes meses o público pode rever as tramas de personagens carismáticos como Bebel (Camila Pitanga), Olavo (Wagner Moura), Paula e Taís (Alessandra Negrini) e Marion (Vera Holtz). Mesmo assim, “Paraíso Tropical” não é uma das novelas preferidas do autor.
Ou pelo menos não tem o personagem que ele mais gostou de criar. Gilberto Braga foi autor de vários sucessos na Globo, como “Vale Tudo”, “Celebridade”, “Força de um Desejo” e “O Dono do Mundo”. O autor disse em depoimento ao livro “Autores”, que essa inclusive é a novela que tem o personagem que ele mais gostou de escrever.
Personagem que Gilberto Braga mais gostou de escrever não era de “Paraíso Tropical”
Quando perguntado sobre qual era o personagem que mais gostou de criar, Gilberto Braga respondeu que foi Felipe Barreto (Antônio Fagundes) de “O Dono do Mundo”. O autor disse que apesar de toda crise que a novela teve nos bastidores e na recepçaõ do público, esse foi seu personagem preferido.
Uma outra personagem que ele gostou muito de escrever foi a Solange, de “Vale Tudo”. Interpretada por Lídia Brondi, ele disse que gostou de escrever esse papel, porque gostava muito da atriz. O autor de “Paraíso Tropical” ainda contou que todos os seus personagens carregam um pouco dele.
“Todos os personagens têm alguma coisa minha, porque, se não houver uma área em comum, não sei escrever. Às vezes, acontece de não existir área em comum, e o personagem não funciona. Em geral, acho que tenho mais dificuldade de escrever o machão, porque não existe isso em mim”, revelou.
O autor Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. Estreou na Globo em 1972. Escreveu minisséries e novelas de sucesso, como ‘Escrava Isaura’, ‘Dancin’ Days’, ‘Vale Tudo’ e ‘Celebridade’. Faleceu em 26 de outubro de 2021.
Veja uma cena de Paraíso Tropical
Depois de descobrir que Bebel não o entregou por amor, Olavo vai atrás da moça no calçadão e diz que ela é burra demais por não perceber que ele também a ama! Os dois de declaram e rola o maior beijão!