O Dia das Mães está se aproximando e que tal relembrar algumas das mães mais incríveis das novelas. Mãe em novela costuma ser protagonista e o instinto materno sempre rende boas tramas e folhetins inesquecíveis.
Mães que fazem de tudo pelos seus filhos é uma das sagas mais comuns das novelas brasileiras. Várias produções já tiveram as figuras maternas como eixo central de suas histórias. Porém, algumas marcaram tanto que é impossível esquecer.
Acompanhe nesse texto, cinco mães inesquecíveis da teledramaturgia e que garantiram a audiência das novelas.
Dona Lurdes – Amor de Mãe

Uma novela que tem mãe no título não poderia ficar de fora dessa lista. Mas em “Amor de Mãe”, Manuela Dias foi além e criou uma personagem que ganhou o coração de todos os telespectadores. Interpretada por Regina Casé, Dona Lurdes era uma mãe tão incrível que nunca desistiu de buscar seu filho perdido. Empregada doméstica, ela passou por muito perrengue mas acabou conseguindo um final feliz ao lado de todas suas crias como uma boa mãe gosta.
Griselda Pereirão – Fina Estampa

Griselda não teve uma vida fácil com seus filhos em “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva. Todos estavam envolvidos com algum tipo de problema. Mas a personagem interpretada por Lília Cabral sofreu mesmo foi nas mãos do caçula Antenor (Caio Castro). O estudante de medicina tinha vergonha da mãe, uma faz tudo da vizinhança, e mentia para a família da noiva sobre suas origens. Mesmo depois de ganhar na loteria e ficar milionária, Griselda não deu mole para o filho e o ensinou boas lições para que soubesse dar valor à família e ao dinheiro.
As Helenas de Manoel Carlos

Impossível de falar de mãe de novela sem lembrar das Helenas de Manoel Carlos. Em várias novelas do autor, as Helenas foram mães capazes de tudo pelos seus filhos. Em “História de Amor”, Regina Duarte vive uma Helena que sofre nas mãos da filha Joyce (Carla Marins) e mesmo assim é capaz de defender a filha mimada de tudo e de todos. Em “Laços de Família”, a Helena de Vera Fischer é capaz de engravidar para tentar salvar Camila (Carolina Dieckman) de uma leucemia. Mas nada se compara à Helena de “Por Amor”, também vivida por Regina Duarte, que troca os bebês e coloca seu filho vivo no lugar do filho morto de Eduarda (Gabriela Duarte).
Dona Iná de A Vida da Gente

Em “A Vida da Gente”, Lícia Manzo faz uma novela baseada na relação complicada entre mães e filhas. Porém, a Dona Iná, vivida por Nicete Bruno, é uma das mães mais queridas da teledramaturgia. Firme, ela nunca passou pano para as loucuras da filha, Eva (Ana Beatriz Nogueira), mesmo que por isso tenha perdido o amor e a convivência com a filha. Mas o instinto materno de Iná foi todo transferido para as netas Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano). Ela esteve ao lado das netas em todos os momentos e foi capaz de fazer as duas se reconciliarem depois que Ana descobre que Manuela viveu sua vida enquanto ela estava em coma.
Maria do Carmo de Senhora do Destino

Quem poderia deixar Maria do Carmo de fora de uma lista com as grandes mães da teledramaturgia. Com uma interpretação irretocável de Susana Vieira, a saga da nordestina que vai para o Rio de Janeiro em busca do pai de seus filhos e tem sua filha mais nova roubada virou uma das novelas de maior audiência da história da Globo. Aguinaldo Silva, o autor da novela, fez Maria do Carmo (Carolina Dieckman/Susana Vieira) chegar no Rio de Janeiro em meio ao caos do começo da ditadura militar, com isso ela tem sua filha Lindalva (Carolina Dieckman) roubada por Nazaré (Adriana Esteves/Renata Sorrah). Com mais quatro filhos para criar, Maria do Carmo fixa residência na baixada carioca, vira uma empresária de sucesso e nunca desiste de procurar sua filha. Além da história principal ser muito boa, Maria do Carmo era o verdadeiro significado de mãe, pois cuidava dos filhos e de toda uma comunidade.