Há 25 anos estreava Terra Nostra: relembre 7 motivos que fizeram da novela um sucesso

“Terra Nostra” retorna ao Globoplay após 25 anos, revivendo a saga da imigração italiana

A novela “Terra Nostra”, um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa, está de volta ao Globoplay, 25 anos depois da sua estreia na televisão. A novidade faz parte do projeto Originalidade da plataforma de streaming que resgata novelas na sua totalidade.

“Terra Nostra” estreou no dia 20 de setembro de 1999 e teve 221 capítulos. Com uma primeira fase arrebatadora e uma grande campanha de lançamento da Globo que fez chamadas espetaculares para a novela, o público respondeu e transformou a novela em um fenômeno. 

A novela tem como principal tema a imigração italiana para o Brasil e sua importância na formação da sociedade do país. O ponto de partida é o romance entre os jovens Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio). 

Relembre 7 motivos que fizeram de Terra Nostra uma novela de sucesso 

Sucesso de audiência e fenômeno na primeira fase 

Há 25 anos estreava Terra Nostra_ relembre 7 motivos que fizeram da novela um sucesso
Foto: R. Marques/Globo.

Assim que foi lançada, Terra Nostra emocionou e fez a audiência da Globo explodir. O primeiro mês da novela teve média de 58 pontos na Grande São Paulo. Conforme o tempo foi passando, o autor não manteve a regularidade dos capítulos, e a história teve o que chamamos de uma grande “barriga”, que é quando nada acontece na novela. Mesmo assim, “Terra Nostra” terminou com média final de 44 pontos, um sucesso. 

Italianês 

Em 1996, na primeira fase de “O Rei do Gado”, e no decorrer da novela, Benedito Ruy Barbosa já tinha feito o Brasil gostar de falar um italianês com alguns personagens. Em “Terra Nostra” ele avançou para criar personagens italianos de verdade, e os telespectadores passaram a repetir expressões que eram de fácil entendimento. 

A estreia de Ana Paula Arósio no plim-plim 

Há 25 anos estreava Terra Nostra_ relembre 7 motivos que fizeram da novela um sucesso
Foto: R. Marques/Globo.

Ana Paula Arósio tinha chamado atenção no SBT, e já tinha ido para a Globo, onde protagonizou a minissérie “Hilda Furacão”. No entanto, Terra Nostra é sua primeira novela na emissora. A personagem Giuliana tinha uma imensa carga dramática, e ficou marcada por seu chororô que acontecia em quase todos os capítulos. Apesar disso, a atuação de Ana Paula Arósio foi elogiada e ela defendeu bem sua primeira protagonista em uma novela das 21h. 

O fenômeno Thiago Lacerda

Há 25 anos estreava Terra Nostra_ relembre 7 motivos que fizeram da novela um sucesso
Foto: R. Marques/Globo.

Uma história de amor que começa em um navio. A Globo, querendo ou não, tinha sua versão de “Titanic”, e com um galã que provocou tanto ou mais alvoroço nas fãs que Leonardo Di Caprio. Thiago Lacerda não era um estreante, mas ganhou seu primeiro papel com o Matteo. Com a grande audiência que a novela teve no seu primeiro mês, a beleza do ator despertou paixões no Brasil, e ele estampou dezenas de capas de revista. Além de ter sua vida vasculhada e se transformar no novo galã das novelas brasileiras. 

A Sophia Loren brasileira

Há 25 anos estreava Terra Nostra_ relembre 7 motivos que fizeram da novela um sucesso
Foto: R. Marques/Globo.

Outra estreante em “Terra Nostra” foi Maria Fernanda Cândido. Ela fazia a encantadora Paola, que se envolvia com o banqueiro Francesco Maglianno, interpretado por Raul Cortez. Com uma beleza estonteante e que lembrava muito a atriz italiana Sophia Loren, Maria Fernanda Cândido, aparecia em diversas cenas tomando banho de banheira e preparando um belo “macarron”. A personagem fez tanto sucesso, que Maria Fernanda fez propaganda de macarrão e molho de tomate. Uma linha de molhos com o nome da novela chegou a ser lançada. E as receitas italianas invadiram as notícias e os programas de televisão.

Novela de várias estreias

“Terra Nostra” também foi uma novela que revelou muita gente para o grande público. Além de ser a primeira novela de Ana Paula Arósio e o primeiro protagonista de Thiago Lacerda, a trama lançou nomes como Maria Fernanda Cândido,  Bianca Castanho, Tarciana Saad e dos atores Juan Alba e André Luiz Miranda. Além disso, fez o público conhecer atrizes que até então nunca tinham ganhado um destaque tão grande em produções como Lu Grimaldi, Débora Olivieri e Tânia Bondezan.

Elenco de peso

Ao lado de tantos novatos, o elenco de “Terra Nostra” contava com nomes de peso como Antônio Fagundes, Raul Cortez, Ângela Vieira, Débora Duarte, Paloma Duarte, Marcello Antony, Antonio Calloni e Cláudia Raia. 

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento