Desde que a Globo anunciou a reprise de História de Amor, na edição especial, o nome de Regina Duarte chamou atenção. A maioria dos telespectadores se espantaram que a Globo tenha aceitado reprisar uma novela em que a atriz é a protagonista.
E não se trata de uma simples protagonista. A Helena de História de Amor é onipresente, está envolvida em todos os núcleos e toma conta da trama. Ou seja, não tem como cortar cenas e apagar a presença da atriz. Mas ao que tudo indica, essa não é a intenção, e a Globo acredita no sucesso dessa reprise.
No entanto, Regina Duarte não é a única atriz de História de Amor que rompeu relações com a Globo. Isso não parece importar a direção da emissora, pois se fosse empecilho, a novela não poderia ter sido escolhida.
Isso porque outros dois protagonistas da novela também tiveram seus estremecimentos com a Globo. Um deles é José Mayer, que faz o Dr. Carlos Moretti, par romântico de Helena. O ator foi demitido da Globo em 2019, após assumir ter cometido assédio sexual contra uma figurinista na emissora.
Apesar disso, a presença de Mayer em novelas nunca foi um problema para a Globo escalar uma reprise. Desde que foi demitido, ele já apareceu em tramas reprisadas como Fina Estampa e Império, reprisadas na pandemia, A Favorita, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e Tieta no Vale a Pena Ver de Novo.
Carolina Ferraz, a Paula de História de Amor, também deixou a Globo
A outra presença no elenco de História de Amor que causa estranheza na Globo é a de Carolina Ferraz. Ela faz a Paula Moretti, a esposa do Dr. Carlos que é trocada por Helena. Carolina Ferraz deixou a Globo em 2016, quando foi demitida, a última novela que ela fez foi Haja Coração, também reprisada na pandemia. A atriz chegou a processar a Globo por direitos trabalhistas.
História de Amor, de Manoel Carlos, foi ao ar em 1995 e dá para dizer que os três viraram queridinhos do autor depois do sucesso da novela. Regina Duarte ainda fez mais duas Helenas, em Por Amor e Páginas da Vida.
Para Carolina Ferraz, Maneco escreveu a Milena de Por Amor, uma das personagens mais inesquecíveis do autor. José Mayer virou escolha permanente de Maneco, e fez Laços de Família, Presença de Anita, Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida e Viver a Vida.