Antes da estreia definitiva, uma novela sempre pode mudar de nome e com “Renascer” não foi diferente. Tanto na versão original, quanto no remake, a obra de Benedito Ruy Barbosa chegou a ter outros nomes cogitados.
“Renascer” conta a história de um homem sem posses, sem passado e sozinho no mundo que no interior da Bahia finca seu facão aos pés de um jequitibá-rei, fazendo um pacto de que enquanto o facão estivesse lá, nem ele, nem a árvore, haveriam de morrer, nem de morte matada, nem de morte morrida.
A novela recria um universo da Bahia e das plantações de cacau, misturando lendas e costumes do lugar. O resultado é uma novela que mistura muito misticismo com tramas familiares. “Renascer”, tanto no remake, quanto na versão original, trazem também temas modernos para o debate público.
O autor Benedito Ruy Barbosa rodou três mil quilômetros no sertão baiano colhendo informações, impressões e histórias que desenvolveu posteriormente na trama. Um dos nomes que chegou a ser cogitado para “Renascer” foi “Jacarandá-Rei”, uma outra árvore típica da Bahia.
Segundo o site Memória Globo, inicialmente, “Bumba-Meu-Boi” seria o título da novela, mas após pesquisas de opinião feitas pela TV Globo, a história foi batizada de “Renascer”.
Remake de “Renascer” quase precisou ter outro título também
Antes da estreia do remake, a Globo perdeu o prazo para registrar a marca “Renascer” no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e o novo dono – que batizou um salão de beleza com esse título – não liberou o uso para a trama.
A Globo chegou a registrar então “Renascer Remake” e alguns rumores que surgiram antes da estreia, diziam que a versão de 2024 poderia se chamar “É tempo de Renascer”. Porém, ao que parece, a Globo conseguiu chegar a um consenso jurídico, e o remake estreou em janeiro apenas como “Renascer” mesmo.
Relembre 10 novelas que mudaram de título antes da estreia
- “A Regra do Jogo” de João Emanuel Carneiro se chamaria “Favela Chic”
- “Falso Brilhante” de Aguinaldo Silva virou “Império”
- “Alto Astral” que falava de fantasmas com humor ia se chamar “Búú”
- “Amor à vida” de Walcyr Carrasco ia se chamar “Em nome do pai”
- O grande sucesso “Senhora do Destino” foi concebida com o título de “Dinastia”
- “Juízo Final” virou “A Favorita”
- “Marido de Aluguel” virou “Fina Estampa”
- “Pequeno Buda” ganhou o novo título de “Jóia Rara”
- “Duas Caras” tinha o estranho título de “É a educação, estúpido”
- “Dinossauros e Robôs” era o nome original de “Morde & Assopra”