Novela “Renascer” teria outros nomes; descubra quais

É comum que as novelas tenham outros títulos antes da estreia definitiva

Antes da estreia definitiva, uma novela sempre pode mudar de nome e com “Renascer” não foi diferente. Tanto na versão original, quanto no remake, a obra de Benedito Ruy Barbosa chegou a ter outros nomes cogitados.

“Renascer” conta a história de um homem sem posses, sem passado e sozinho no mundo que no interior da Bahia finca seu facão aos pés de um jequitibá-rei, fazendo um pacto de que enquanto o facão estivesse lá, nem ele, nem a árvore, haveriam de morrer, nem de morte matada, nem de morte morrida.

A novela recria um universo da Bahia e das plantações de cacau, misturando lendas e costumes do lugar. O resultado é uma novela que mistura muito misticismo com tramas familiares. “Renascer”, tanto no remake, quanto na versão original, trazem também temas modernos para o debate público.

O autor Benedito Ruy Barbosa rodou três mil quilômetros no sertão baiano colhendo informações, impressões e histórias que desenvolveu posteriormente na trama. Um dos nomes que chegou a ser cogitado para “Renascer” foi “Jacarandá-Rei”, uma outra árvore típica da Bahia.

Segundo o site Memória Globo, inicialmente, “Bumba-Meu-Boi” seria o título da novela, mas após pesquisas de opinião feitas pela TV Globo, a história foi batizada de “Renascer”.

Remake de “Renascer” quase precisou ter outro título também

Antes da estreia do remake, a Globo perdeu o prazo para registrar a marca “Renascer” no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e o novo dono – que batizou um salão de beleza com esse título – não liberou o uso para a trama.

A Globo chegou a registrar então “Renascer Remake” e alguns rumores que surgiram antes da estreia, diziam que a versão de 2024 poderia se chamar “É tempo de Renascer”. Porém, ao que parece, a Globo conseguiu chegar a um consenso jurídico, e o remake estreou em janeiro apenas como “Renascer” mesmo.

Relembre 10 novelas que mudaram de título antes da estreia

  1. “A Regra do Jogo” de João Emanuel Carneiro se chamaria “Favela Chic”
  2. “Falso Brilhante” de Aguinaldo Silva virou “Império”
  3. “Alto Astral” que falava de fantasmas com humor ia se chamar “Búú”
  4. “Amor à vida” de Walcyr Carrasco ia se chamar “Em nome do pai”
  5. O grande sucesso “Senhora do Destino” foi concebida com o título de “Dinastia”
  6. “Juízo Final” virou “A Favorita”
  7. “Marido de Aluguel” virou “Fina Estampa”
  8. “Pequeno Buda” ganhou o novo título de “Jóia Rara”
  9. “Duas Caras” tinha o estranho título de “É a educação, estúpido”
  10. “Dinossauros e Robôs” era o nome original de “Morde & Assopra”

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento