A volta de “Cheias de Charme” está fazendo muita gente se perguntar quem escreveu a novela. A novela “Cheias de Charme” foi escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Essa foi a primeira novela das sete da dupla como autores titulares na Rede Globo.
“Cheias de Charme” rapidamente se tornou um grande sucesso, sendo muito bem recebida pelo público e pela crítica. A novela foi a primeira a misturar muito bem a audiência do público da internet com o da televisão.
A trama foi exibida em 2012, um grande ano para a Globo, que também exibiu o mega sucesso “Avenida Brasil” no horário das 21h. “Cheias de Charme” resgatou o público que estava distante da novela das sete depois do fracasso de “Aquele Beijo” de Miguel Falabella.
A novela das Empreguetes
Os autores usaram e abusaram do humor, mas souberam dosar as cenas cômicas com outras bem emocionantes. Ficou conhecida como a “novela das Empreguetes”, nome do trio formado por Maria do Rosário, Maria da Penha e Maria Aparecida.
Com humor, criatividade e originalidade, a novela também subverteu a ordem de protagonistas, colocando três empregadas domésticas para brilharem e comandarem a trama. Reflexo do que o Brasil vivia na época, com a ascensão da classe C.
A primeira novela solo de Filipe Miguez e Izabel Oliveira, que até então só tinham trabalhado como colaboradores em diversas outras novelas. O autor Filipe Miguez respondeu sobre como surgiu a ideia de criar as Empreguetes e “Cheias de Charme”.
“A Izabel e eu gostamos de tramas de novela que envolvem mulheres e nos demos conta de que, entre as várias relações possíveis entre duas personagens femininas, o universo patroa/empregada ainda era pouco explorado, mesmo sendo um tema tão brasileiro, parte tão presente do nosso cotidiano. Poucas vezes empregadas domésticas foram protagonistas em novelas, mesmo sendo a maior categoria profissional feminina no país”, explicou.
O título provisório da novela era Marias do Lar. Com “Cheias de Charme”, a dupla de autores foi premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como a revelação na televisão em 2012.
Os autores de Cheias de Charme também escreveram um dos maiores fracassos da Globo
Depois do sucesso de “Cheias de Charme”, todo mundo queria saber qual seria a próxima criação da dupla Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Em 2014, no ano que o Brasil sediou a Copa do Mundo, os autores voltaram ao horário com “Geração Brasil”.
Da novela anterior, estavam no elenco da nova trama: Cláudia Abreu, Taís Araújo, Isabelle Drummond, Humberto Carrão, Titina Medeiros, Luiz Henrique Nogueira, Chandelly Braz, Ricardo Tozzi, Aracy Balabanian, Rodrigo Pandolfo, Mônica Torres, Miguel Roncato, Juliana Martins, Fábio Nepo e Nado Grimberg.
Entretanto, decepcionou-se quem esperava um novo sucesso ao estilo de Cheias de Charme. Prejudicada pelos jogos da Copa do Mundo e pelo horário político logo em seguida, “Geração Brasil” ficou com audiência baixa e zero repercussão.
A média final no Ibope da Grande São Paulo ficou em 19 pontos, menor que a novela anterior, Além do Horizonte (20 pontos) e bem longe de Cheias de Charme (2012), a última do horário a alcançar uma média final de 30 pontos em São Paulo.