Quem assiste aos jogos da Liga dos Campeões da Europa, ou UEFA Champions League, já está mais do que familiarizado com a figura de Taynah Espinoza, apresentadora da TNT Sports. É ela quem conduz o pré, o intervalo e o pós-jogo dos duelos da competição europeia. Ao longo dos anos ela se transformou na “cara da Champions” no Brasil.
Taynah Espinoza está na TNT Sports desde 2015, quando o canal ainda se chamava Esporte Interativo. Desde a temporada daquele anos, quando o canal tirou os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa da ESPN na TV por assinatura, a gaúcha está à frente da apresentação em dia de jogo, entre coberturas no estúdio e finais in loco.
A carreira dela se confunde, portanto, com a cobertura da principal competição de clubes da Europa em território brasileiro. Em entrevista ao portal Dibradoras, ela afirmou que sua referência no começo da trajetória profissional era Glenda Kozlowski.
Ela percebeu cedo que a profissão era – e ainda é – machista, quando começou no rádio sem ter outra mulher em funções de repórter, comentarista e apresentadora. “Era uma das únicas no campo, às vezes tinha uma repórter de TV, mas sempre tinha muito mais homem. E eu fazia jogo usando calça jeans e camiseta comprida, que escondia o meu bumbum. Era um pedido do meu chefe na época porque ele entendia que isso me protegeria”, afirmou ao Dibradoras.
Carreira e presença no Instagram de Taynah Espinoza
Nascida em 10 de julho de 1988, em Porto Alegre (RS), Taynah Espinoza se formou em jornalismo pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) em 2011. Ela começou a carreira como estagiária no Grêmio, ainda em 2008. Atuou em rádio, nos jogos de base do Tricoloro e não demorou muito para participar das coberturas do time principal.
Ela é sobrinha de Waldir Espinoza, ex-jogador e treinador, campeão do mundo pelo Grêmio. Além disso, o pai dela também era treinador e, a influência e o DNA fizeram com que ela não tivesse outro caminho profissional que não o futebol. Tentou a educação física, mas o resultado foi mesmo o jornalismo.
Taynah passou pela Band no Rio Grande do Sul, no Jogo Aberto, e depois em São Paulo, nas funções de repórter e apresentadora, com cobertura da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. No ano seguinte mudou-se para o Esporte Interativo, atual TNT Sports.
A jornalista soma cerca de 500 mil seguidores em sua conta pessoal no Instagram. “Se tem sol, praia, pagode ou biricutico, me chama”, diz a sua bio. Lá, ela compartilha análises, pitacos e a tradicional corneta futebolística. Seu estilo nas redes é muito semelhante ao do canal onde trabalha: informação com opinião muitas vezes ácida, com uma linguagem próxima do torcedor.



